segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Como ser um Pequeno Pesquisador da Bíblia

Saiba quem são os Pequenos Pesquisadores AQUI.
Estude  a lição 1, do 4º trimestre AQUI.
Estude a lição 2, do  4º trimestre AQUI.



Todo pesquisador precisa de material para seu trabalho de pesquisa.
Veja alguns dos materiais:
O arqueólogo precisa de livros de história, de ferramentas de escavação, mapas, guias.

O químico precisa de livros de química, de substâncias químicas, frascos, balanças, provetas.

Um microbiologista precisa de livros de biologia, microscópio, lâminas.

Um astrônomo precisa de livros de astronomia, telescópio, mapas do universo.

E o pesquisador da Bíblia?

Com certeza ele precisa da Bíblia.

Como a Bíblia foi escrita em hebraico, aramaico e grego,  é muito difícil estudá-la sem dominar esses idiomas. 

Mas, graças a Deus, algumas pessoas muito dedicadas fizeram a tradução dela para outras línguas. Em português, a tradução mais usada no meio evangélico é a de João Ferreira de Almeida. Mas, como essa tradução foi feita no século XVII, foi preciso atualizar o texto algumas vezes. Além disso, outras traduções foram feitas. Por isso, o pesquisador da Bíblia deve conhecer as várias versões e traduções. Veja algumas delas:

A Bíblia na Linguagem de Hoje (BLH). 
Facilita muito na hora de ler e entender certas passagens porque as palavras são bem mais simples que as outras. Mas, como não é uma tradução feita palavra por palavra e sim ideia por ideia, em muitas passagens o tradutor colocou o que ele entendeu e não exatamente o que o texto diz. Então, apesar de ser uma ótima opção para uma leitura mais livre, não se pode confiar apenas nela quando o assunto for doutrina ou profecia.  




Nesse caso é melhor usar uma Bíblia com tradução mais antiga, como a João Ferreira de Almeira, Revista e Corrigida (RC). A linguagem dela é mais difícil, é verdade. Mas com a ajuda de um bom dicionário, pode-se entender bem as passagens mais difíceis.


A Nova Versão Internacional (NVI) tem uma linguagem muito boa, assim como a Revista e Atualizada (ARA). Só que as duas são baseadas em outros manuscritos diferentes das da Almeida Corrigida e apresentam algumas diferenças importantes. Por isso, é sempre necessário conferir com a Revista e Corrigida.



Outra opção bacana é a Bíblia digital. Na internet, existem diversos sites nos quais você pode comparar as diferentes versões ao mesmo tempo. E, se você manja de outras línguas, ainda pode lê-la em dezenas de outros idiomas.
Dois sites muito bons:

Você também pode baixar aplicativos para smartphone com todas as versões. E tem até a versão em áudio para você ouvir e estudar a Bíblia onde estiver.



Outro material importante é a Concordância Bíblica.



Nela você procura uma palavra e encontra todos os textos que tenham essa palavra. Ajuda muito a fazer algumas descobertas importantes. Na internet temos uma concordância muito boa, grátis. Você pode acessá-la aqui. Peça ajuda a seus pais para aprender a encontrar as palavras. Depois de algumas vezes você com certeza saberá fazer isso sozinho tranquilamente.

Outra coisa que ajuda muito é o Dicionário Bíblico. 


Ele explica sobre coisas que não conhecemos bem porque foram escritas em lugares, épocas e culturas muito diferentes da nossa.
Os dicionários bíblicos online não são tão completos como os impressos. Mas já quebram o galho. Veja um deles aqui.

Os mapas também são bastante interessantes. Você pode acompanhar o trajeto das viagens de Paulo, o tamanho da viagem de Abraão até Canaã, a distância entre Jerusalém e Belém e muito mais. Algumas Bíblias já trazem vários mapas. Mas você pode procurá-los na internet também e usar o Google Earth e o Google Maps para encontrar algumas cidades bíblicas que ainda existem hoje.


Um pesquisador da Bíblia precisa ter também um caderno de anotações e um lugar bem organizado para guardar todo o seu material. 


Outra coisa que não pode faltar é a lição da ESIR (Escola Sabatina Infantil Reformista). Estude-a todos os dias, responda as perguntas e complemente seus conhecimentos aqui no blog.



Como todos os outros pesquisadores, você vai precisar dedicar tempo às suas pesquisas, mas logo verá que o resultado compensa mais que qualquer coisa. Isso porque, se estudar a Bíblia com o coração humilde e sincero, os anjos de Deus e Seu Espírito Santo estarão ao seu lado e ajudarão você a fazer descobertas incríveis que o conduzirão até os portões da Cidade Celestial.

Que possamos todos nos encontrar lá.


Saiba quem são os Pequenos Pesquisadores AQUI.
Estude  a lição 1, do 4º trimestre AQUI.

Abraços,





domingo, 6 de outubro de 2013

Sábado - lição 1 V2N4



Senha da semana: “Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada?” 1 Coríntios 5:6.




Maravilhoso Jesus


Jesus, nosso amoroso Criador, que fez você e cada hormônio em seu corpo, dá importância às coisas pequenas. 

Quando Ele fez o mundo, teve o mesmo cuidado ao criar a formiguinha e o grande elefante. 






Jesus não disse: "A formiga é tão pequena e sem importância que ninguém notará se ela não for perfeita." 

Você sabe que a formiga é tão importante para Deus que Ele a usa para nos ensinar algumas lições importantes? 



Enquanto vivia nesta Terra, Jesus mostrou-nos novamente a importância das coisas pequenas. Lembra-se de como Ele notou o toque delicado da mulher doente que tocou na orla do Seu manto? 


Quando Ele ressuscitou a filha de Jairo, no meio da grande alegria de todos Ele disse carinhosamente: "Deem alguma coisa para ela comer." 


Quando for tentado a fazer seu dever de casa de qualquer jeito, pense nas pequenas gotas de hormônios. Se você tiver vontade de reclamar quando sua mãe lhe ordena fazer um trabalho qualquer, sorria e diga: "Com prazer, mamãe." Se você está com pressa de lavar os pratos para ir brincar, lembre-se das palavras de Jesus. "Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei." Mateus 25:21.

 É uma coisa pequena – disse Rose enquanto colava na prova.


             É uma coisa pequena – disse Júlio quando fugiu às escondidas, da casa do seu amigo.

             É uma coisinha à toa – disse Miriã enquanto se escondia na cozinha para comer uma maçã entre as refeições.


             É uma coisa pequena – disse Eva quando sua mão alcançou e pegou o fruto.


            Por um pequeno pecado Eva perdeu o Paraíso.
            Por pequenos pecados não confessados você e eu podemos perder a vida eterna com Jesus.
Não vale à pena.

É melhor ser fiel em todas as coisas, as grandes e as pequenas, e ouvir de Jesus: “Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei”. Mateus 25:21.

Sexta-feira - Lição 1 - V2N4



Senha da semana: “Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada?” 1 Coríntios 5:6.
 1 Coríntios 5:6.




Controladores de açúcar

Depois que comemos o alimento, o açúcar do corpo aumenta. Se não fosse o hormônio chamado insulina, controlador do açúcar, a taxa permaneceria alta, embora nossas células estivessem passando fome. A principal função da insulina é controlar o açúcar no sangue. Isto ela faz abrindo as portas das células para que ele possa entrar. Na célula o açúcar é processado e transformado em energia.
Veja um vídeo que mostra o papel da insulina aqui.
Outro vídeo bem interessante, legandado aqui.

Quando você está jejuando, a taxa de açúcar no sangue pode ficar muito baixa. Então o glucagon, parceiro da insulina, atua no fígado e facilita a entrada de açúcar no sangue. Estes dois importantes hormônios controladores do açúcar são elaborados pelo pâncreas em ilhas microscópicas chamadas Ilhotas de Langerhasns. 


As pessoas cujo pâncreas para de fabricar insulina adquirem uma doença chamada diabetes melitus.  O açúcar extra do sangue é derramado na urina, fazendo os pacientes se sentirem cansados, famintos e sedentos.

Sintomas de diabetes:


Há um outro "controlador" em nosso corpo. Ele não controla o açúcar do sangue, mas o coração. O nome desse controlador é Espírito Santo. Se você for tentado a mentir, Ele murmura em sua mente: "Não deves mentir nem desonrar o teu Redentor." Quando você não quer ajudar sua mãe a limpar a casa para o Sábado, Ele diz: "Seis dias trabalharás e farás toda a tus obra." Se você não quer perdoar sua irmã por falar de você à sua mãe, Ele diz: "Não se ponha o sol sobre a tua ira." Efésios 4:26.

Você ouve a doce voz do Espírito Santo?


Pergunta reflexiva: Quais são algumas coisas que o Espírito Santo tem controlado em mim ultimamente?



Lição 1 quinta-feira PRONTOS PARA LUTAR OU CORRER




Senha da semana: “Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada?” 1 Coríntios 5:6.
 1 Coríntios 5:6.



Pronta para lutar ou correr

Alguma vez você já sentiu medo? 

Talvez você tenha ficado sozinho em casa e ouviu um barulho de porta abrindo ou ruídos estranhos. Ou talvez pensasse que um ladrão estava entrando para roubar sua casa e ficou com medo. 

Lembra-se de como seu corpo reagiu nessas circunstâncias? Seu coração bateu fortemente, suas mãos ficaram geladas e você ficou pálido,tremendo como folha verde, não foi assim? Isto é normal, e Deus é que preparou seu organismo para agir dessa maneira em uma emergência. Sempre que você se assusta, o hormônio adrenalina ajuda seu corpo a preparar-se para "lutar ou correr", 
para lutar por sua vida


 ou para fugir rapidamente.




Numa emergência, quando muita adrenalina é derramada no sangue, você pode fazer coisas incríveis. Se precisar correr, seus pés podem ir mais depressa do que você possa imaginar. Uma mãe pôde salvar o filho do afogamento, mesmo sem saber nadar. Veja a história aqui

Numa situação de emergência seu cérebro grita: "Rápido, coração, bata mais depressa" Mande mais oxigênio para aqueles músculos! Fígado, libere seu açúcar para que o corpo tenha mais energia! Estômago, pare a digestão pode esperar! Pupilas, dilatem-separa que tenhamos mais luz!" Todas essas mudanças acontecem em seu corpo a fim de ajudá-lo a enfrentar uma emergência. Uma gota do poderoso hormônio adrenalina é esguichada no sangue e em poucos segundos seu corpo está pronto para agir.


As glândulas responsáveis pelo hormônio adrenalina são as supra-renais. Elas são duas glândulas bem pequenas, em forma de chapéu, e estão situadas na parte superior dos rins, onde esperam com paciência a ordem de entrar em ação.

Elas obedecem em poucos segundos. E você, quanto tempo leva para obedecer a uma ordem?



Lição 1 Quarta-feira UM DESPERTADOR EMBUTIDO

Senha da semana: “Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada?” 1 Coríntios 5:6.
 1 Coríntios 5:6.


Um despertador embutido 

Pequena e em forma de cone, localizada próximo ao centro do encéfalo, está a glândula pineal, ou epífise


É uma glândula muito sensível. Ela capta informações sobre a claridade ou escuridão que nos cercam cada dia. Os cientistas não sabem muito acerca desta glândula, mas creem que ela pode ser um despertador do seu corpo que o ajuda a despertar cada manhã na mesma hora. 



Nosso criador colocou esta glândula-despertador em nosso corpo. Ele quer que tenhamos tempo regular para dormir, 

comer, 

trabalhar, 



orar 

e estudar a Bíblia.



O que a Bíblia nos ensina a respeito de termos tempo para tudo que fazemos? Eclesiastes 3:1; Salmo 127:2. Qual será a recompensa dos adolescentes, dos juvenis e dos jovens por seguirem hábitos de regularidade e ordem? Responda nos comentários.

"Se os jovens formassem o hábito de regularidade e ordem, melhorariam a saúde, o espírito, a memória e a disposição." - Orientação da Criança, pág. 112.


"A observância da temperança e regularidade em todas as coisas tem um poder maravilhoso. Fara mais do que as circunstâncias ou os dotes naturais para promover aquela doçura e serenidade de disposição que tanto têm que ver com o suavizar o caminho da vida." - Idem, pág. 395.


Lição 1 Terça-feira MAIS DINAMITES PODEROSAS

Senha da semana: “Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada?” 1 Coríntios 5:6.


Mais bombas 



Você já notou como algumas pessoas são sempre cheias de energia e disposição? Elas podem trabalhar, brincar, falar e dificilmente se sentem cansadas, enquanto outras são mais quietas e vagarosas para agir. Talvez você ache que seu irmão ou irmãzinha são cheios de energia, enquanto você é mais sossegado. Sabe que parte do seu corpo-casa é responsável por essas diferenças no nível de energia? É a glândula tireóide, que está situada na frente do pescoço. 


Ela segrega um hormônio chamado tiroxina. Este hormônio tem várias funções, sendo uma delas controlar o modo que o corpo usa para converter o alimento em energia. Se esta glândula injeta um pouco mais desse hormônio no sangue, nos sentimos cheios de energia. 

Se, ao contrário, diminui o hormônio, perde-se o "pique" para fazer as coisas e ficamos vagarosos até para pensar.



A glândula tireoide tem quatro ajudantes chamadas paratireoides, que controlam os níveis de cálcio e fósforo no sangue e nos ossos.



Outra glândula muito importante é a chamada timo. Essa glândula é formada de tecido esponjoso e está situada no tórax, atrás do osso esterno. 


Ela é muito importante para a defesa do nosso corpo contra as doenças, pois armazena células brancas do sangue. Quando você fica doente essas "células guerreira" entram em ação e lutam contra os germes inimigos.

Quando uma pessoa nasce, o timo pesa 15 gramas, porém cresce até que apessoa tenha doze anos de idade, alcançando o dobro do seu tamanho inicial. Depois vai diminuindo, até quase desaparecer na idade adulta.



Existem as gônodas, também chamadas glândulas sexuais, que determinam as diferenças entre homens e mulheres. 
Você já notou como sua mãe tem a pele lisa e a voz amável?


Já notou que o seu pai tem barba, a voz grossa e os músculos fortes? 

São as gônadas que segregam os hormônios que fazem essas diferenças, características do sexo feminino e do sexo masculino.
As gônadas femininas chamam-se ovários e as gônadas masculinas têm o nome de testículos.